terça-feira, 17 de maio de 2011

Anel Prata com Esmeralda bruta sextavada.


Esmeralda:


Seu nome deriva do grego “smaragdos”, que significa pedra verde, mas provavelmente a origem do nome seja persa ou hindu.



Com todas as nuances da folhagem tropical brasileira, as esmeraldas fascinavam antigos aventureiros caçadores de tesouro...
Acreditava-se que as esmeraldas serviam para adivinhar eventos futuros, mas não sabemos se as visões eram realmente observadas na pedra, como são em esferas de cristal ou berilo, ou se uma esmeralda dotava o usuário de conhecimentos sobre o futuro.
Como uma inimiga, de todos os encantamentos e conjurações, as esmeraldas eram temidas pelos mágicos, que não se consideravam aptos a atuar se uma pedra estivesse nas proximidades.
As esmeraldas eram empregadas como antídoto para venenos e feridas, assim como contra possessões demoníacas. Usadas ao redor do pescoço eram vistas como um fator de cura para a epilepsia.


No século III, a pedra preciosa era sugerida para a vista cansada. Esta teoria era tão prevalecente naquele tempo, que os gravadores de pedra conservavam esmeraldas em suas mesas de trabalho de modo a poder, de tempos em tempos, olhar para elas para aliviar a fadiga dos olhos.


A tradição medieval dizia que o Santo Graal fora esculpido a partir de uma única esmeralda grande, que caíra da coroa de Satanás durante a sua descida do céu para o mundo inferior...


Dizia-se que a esmeralda fazia mal aos olhos das cobras, chegando até a cegá-las.


Uma das peça mais fabulosas de esmeralda é um pequeno frasco de unção, de 12 cm de altura e 2.205 quilates, talhado de um único cristal de esmeralda, pertencente às joias da Câmara do Tesouro de Viena.


A esmeralda era usada na Grécia antiga para revelar a fidelidade do(a) amado(a) e foi dedicada à deusa Afrodite. Também foi utilizada para facilitar o trabalho de parto das mulheres. Era a pedra favorita de Cleópatra, que a usava como enfeite, amuleto e antídoto em todas as suas conquistas, amorosas e políticas...


O imperador romano Nero, assistia às lutas dos gladiadores através de uma esmeralda lisa e plana...


Os poderes curativos e a magia da cor da esmeralda tornam-na, sem dúvida, uma das pedras preciosas mais femininas e belas do mundo, que vale por si só uma visita ao British Museum of Natural History, em Londres, ou ao American Museum of Natural History, em Nova Iorque, onde se encontram algumas das mais belas esmeraldas do mundo. 


O famoso Tesouro do Estado Russo pode agora fazer parte deste percurso iniciático que não deve ignorar a Câmara do Tesouro de Viena onde se encontra o extraordinário frasco de 
unção, talhado num único cristal de esmeralda que tem cerca de 2.205 ct 


No Brasil, que é o maior produtor mundial destas preciosas gemas, foram descobertas há relativamente pouco tempo, em Santa Teresinha de Góias, jazidas de esmeraldas de saturação e pureza apreciáveis. 

3 comentários:

  1. Quanto custa Tati? Estou enviando um e-mail. Júlia

    ResponderExcluir
  2. Qual o valor deste anel? Você ainda o tem? Caso sim! O aro poderia ser 25?

    ResponderExcluir