O que são Pêssankas?
São lindos ovos pintados a mão, uma tradição do artesanato ucraniano, que remonta a mais de 3 mil anos antes de Cristo. Essa tradição sempre esteve presente na história do povo ucraniano, colorir ovos na época da chegada da Primavera no período em que o Sol volta triunfante a brilhar eliminando a neve que cobre a rica terra negra da Ucrânia.
Curiosamente foram encontrados em escavações arqueológicas indícios desta arte a mais de 3.000 anos antes de Cristo.
A festa da Primavera era um evento bastante esperado e bem celebrado, era um período bem alegre nos primórdios tempos ucranianos, onde os aldeões acendiam uma enorme fogueira no meio da aldeia e todos comemoravam a chegada de Dajbóh, no exato momento do Solstício de Primavera. Desde o início deste dia o povo ucraniano começava a festa.
Os mais antigos habitantes da Ucrânia ofertava seus presentes ao regente Dajbóh e entre os mesmos estavam as Pêssankas. nelas estavam gravadas os raios de luz que seriam oferecidos a 'mãe' Terra em agradecimento a colheita do ano anterior e também firmando seus pedidos, para que a terra continuasse produzindo aquilo que necessitavam para viver. Estas Pêssankas eram enterradas no campo, nas lavouras, pois eram presentes para os deuses da mãe natureza.
A Pêssanka simboliza a vida, a saúde e a prosperidade.
Esta tradicional arte dos ucranianos, após a chegada do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.
As população passou então a fazer Pêssankas para dar aos parentes e amigos na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam aos presenteados.
Essas pequenas obras de arte também passaram a ser ofertadas em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como materialização das boas intenções que se queria expressar.
Acredita-se que as Pêssankas sejam uma espécie de amuleto, que preferencialmente deve ser ganho e mantido em casa para trazer a boa sorte, a saúde, a prosperidade e a longevidade.
Confecção das Pêssankas
O processo, é um pouco diferente do que as pessoas imaginam ao ver uma pêssanka pronta.
Utiliza-se o bico de pena, uma vela acesa e cera de abelha. A vela serve para aquecer a pena para então derreter a cera de abelha.
Então simplesmente vão isolando as cores com a cera.
Começa-se pelo próprio branco da casca, onde se faz tudo o que ser quer nesta cor, aí mergulha todo ovo na tinta amela. O que acontece é que a cera não deixa a tinta penetrar onde tem cera. Depois se preenche o que quer com amarelo e mergulha no laranja, e se repete da mesma forma, indo para o vermelho e por último o preto que dá o fundo.
No final o ovo está todo escuro, e então é que vem a 'mágica', onde se derrete a cera e se revela a Pêssanka. O grande mistério dessa técnica é não saber o que vai dar no final desse trabalho artesanal.
Cada pêssanka pode demorar de 4 a 6 horas, tudo depende do que vai ser feito. Quanto mais detalhado, mais demorada é sua confecção. A Ucrânia, em 1991, finalmente adiquiriu sua independência, exigida pela população que saiu às ruas e hoje além de seu valor cultural, simbólico e artístico, as Pêssankas passaram a ser um símbolo de longevidade para uma Ucrânia livre e independente
Tati, realmente você é uma sofisticada blogueira. Só coisas lindas, do maior bom gosto. Adoro o seu blog! Beijos!
ResponderExcluirObrigada, Zélia!!! beijos
ResponderExcluirTaty, realmente voce como sempre nos presenteando com suas belas pesquisas ,fico muito feliz em ser sua amiga . dessa força vamos aprendendo um pouco mais das belas conquistas .
ResponderExcluirobrigada amiga querida!
bjss.
ana