domingo, 24 de abril de 2011

Pêssankas, artesanato tradicional Ucarniano

O  que são Pêssankas?   

São lindos ovos pintados a mão, uma tradição  do artesanato ucraniano, que remonta a mais de 3 mil anos antes de Cristo. Essa tradição sempre esteve presente na história do povo ucraniano, colorir ovos na época da chegada da  Primavera no período em que o Sol volta triunfante  a brilhar eliminando a neve que cobre a rica terra negra da Ucrânia. 

Curiosamente foram encontrados  em escavações arqueológicas indícios desta arte a mais de 3.000 anos antes de Cristo.  

A festa da Primavera era um evento bastante esperado e bem celebrado,  era um período bem alegre nos primórdios tempos ucranianos, onde os aldeões acendiam uma enorme fogueira no meio da aldeia e todos comemoravam a chegada de Dajbóh, no exato momento do Solstício de Primavera. Desde o início deste dia o povo ucraniano começava a festa. 
Os mais antigos habitantes da Ucrânia ofertava seus presentes ao regente Dajbóh e entre os mesmos estavam as Pêssankas. nelas estavam gravadas os raios de luz que seriam oferecidos a 'mãe' Terra em agradecimento a colheita do ano anterior e também firmando seus pedidos, para que a terra continuasse produzindo aquilo que necessitavam para viver. Estas Pêssankas eram enterradas no campo, nas lavouras, pois eram presentes para os deuses da  mãe natureza.

 A Pêssanka simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. 

Esta tradicional arte dos ucranianos, após a chegada do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo. 

As população passou então a fazer Pêssankas para dar aos parentes e amigos na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam aos presenteados. 

Essas pequenas obras de arte também passaram a ser ofertadas em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como materialização das boas intenções que se queria expressar. 

Acredita-se que as Pêssankas sejam uma espécie de amuleto, que preferencialmente deve ser ganho e mantido em casa para trazer a boa sorte, a saúde, a prosperidade e a longevidade.

Confecção das Pêssankas

O processo, é um pouco diferente do que as pessoas imaginam ao ver uma pêssanka pronta.

Utiliza-se  o bico de pena, uma vela acesa e cera de abelha. A vela serve para aquecer a pena para então derreter a cera de abelha.
Então simplesmente vão  isolando as cores com a cera. 
Começa-se pelo próprio branco da casca, onde se faz tudo o que ser quer nesta cor, aí mergulha todo ovo na tinta amela. O que acontece é que a cera não deixa a tinta penetrar onde tem cera. Depois se preenche o que quer com amarelo e mergulha no laranja, e se repete da mesma forma, indo para o vermelho e por último o preto que dá o fundo.

No final o ovo está todo escuro, e então é que vem a 'mágica', onde se derrete a cera e se revela a Pêssanka. O grande mistério dessa técnica é não saber o que vai dar no final  desse trabalho artesanal.
Cada pêssanka pode demorar de 4 a 6 horas, tudo depende do que vai ser feito. Quanto mais detalhado, mais demorada é sua confecção. A Ucrânia, em 1991,  finalmente  adiquiriu sua independência, exigida pela população que saiu às ruas e hoje além de seu valor cultural, simbólico e artístico, as Pêssankas passaram a ser um símbolo de longevidade para uma Ucrânia livre e independente



3 comentários:

  1. Tati, realmente você é uma sofisticada blogueira. Só coisas lindas, do maior bom gosto. Adoro o seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Taty, realmente voce como sempre nos presenteando com suas belas pesquisas ,fico muito feliz em ser sua amiga . dessa força vamos aprendendo um pouco mais das belas conquistas .
    obrigada amiga querida!
    bjss.
    ana

    ResponderExcluir