quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Escapulário 'Amo o Rio'- Turquesa e prata- Pão de |Açúcar e Cristo

Nada mais sagrado pro Carioca que seus símbolos, O Cristo e o Pão de Açúcar.
Turquesa significa “pedra turca”, pois era levada pelos turcos para a Europa. Os turcos a chamavam de “Fayruz”, a pedra da sorte.
Proteção contra maus espíritos, sucesso comercial, proporciona beleza e força.
É originária da Turquia, Pérsia e Egito.

Um comentário:

  1. CRENÇAS E MITOS:
    A Turquesa é conhecida desde a antiguidade e utilizada como amuleto e pedra de ornamento. A palavra turquesa significa “pedra turca” e era considerada a “pedra da sorte” pelos turcos. Esta pedra era muito valorizada pelos povos orientais e asteca, mas só mais tarde é que começou a ser considerada como amuleto na Europa. É possível que isto tenha ocorrido devido à influência da Igreja Católica. A Turquesa já era comercializada há vários séculos e comprada na Europa, mas só no século XIV quando a influência da Igreja Católica começou a diminuir é que esta pedra começou a ser utilizada em joalharia. Nos países orientais acreditava-se que a turquesa protegia o seu possuidor de influências negativas e pensava-se que mudava de cor de acordo com a saúde dele. Uma outra crença semelhante é que a pedra avisava da aproximação de perigo. Esta crença poderá estar ligada ao fato de que a cor de algum tipo de turquesas muda mediante diversos fatores, como o calor, luz e transpiração. Uma pessoa que possuísse uma pedra de uma destas variedades, ao ficar com febre e ao transpirar como resultado disso, iria fazer com que a pedra mudasse de tonalidade.
    Os Astecas, assim como povos nativos da América do Norte, utilizavam a turquesa como amuleto protetor. Os Astecas não limitavam o uso da Turquesa a amuletos e utilizavam-na para armas, escudos e provavelmente objetos cerimoniais.
    Na Pérsia a Turquesa era amplamente utilizada para objetos decorativos que incluía a decoração de edifícios.
    Por outro lado os egípcios também utilizavam bastante a turquesa. Para além de todos os usos ornamentais, também era considerada um amuleto por estar associada à deusa Ísis.
    A Turquesa proporciona sucesso comercial ao seu usuário.
    FONTE:
    "A Bíblia dos Cristais" Judy Hall
    "Prevenções e cura com pedras" Karl Stark e Werner Meier

    ResponderExcluir