sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Madrepérola

Madrepérola ou nácar é uma substância calcária, dura, brilhante, branca ou escura e iridescente produzida por diversos moluscos, especialmente os bivales. 
São o principal componente das pérola. 
Para  você saber se é uma madrepérola ou uma "plastipérola", bata levemente uma peça a outra, e o som deverá remetê-lo ao barulho das conchinhas do mar quando brincamos  na praia.



Madrepérola, também designada por nácar, é uma substância calcária, branca ou escura iridescente, rija, brilhante, produzida por diversos tipos de moluscos, especialmente os bivalves. 
A Madrepérola é o principal componente das pérolas.
Muitos de nós já observamos o interior de diferentes conchas e verificamos que é revestida de um material iridescente, brilhante, esse material é chamado de madrepérola ou nácar.
Alguns moluscos, nomeadamente a Ostra, quando algum corpo estranho entra na sua membrana epitelial, a reacção de defesa do molusco é libertar uma camada de madrepérola ou nácar que irá envolver esse corpo estranho. Este processo de deposito de madrepérola sobre um corpo estranho, é o processo que faz nascer as tão maravilhosas e conhecidas pérolas.
Quando o corpo estranho penetra na membrana do molusco, causa irritação, e para defesa liberta essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha. Este é o processo que dá origem à formação de uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo que é exposto o corpo estranho ao depósito de Madrepérola e da resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.
A Madrepérola e a Pérola são materiais naturais, muito utilizados na confecção de joias.

Curiosidade sobre o uso de pérola no dia do casamento:


Não se sabe quando a lenda ou tradição começou, mas usar pérola no dia do casamento representa a paciência e a capacidade de adaptação que uma casal deve ter para transformar qualquer empecilho na formação de um casal unido, companheiro e maduro. Um casal disposto a tudo para manter um amor vivo apesar dos "ciscos" do dia a dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário