quarta-feira, 10 de outubro de 2012

" Mãe Coragem" - foto e texto: Ana Carolina Fernandes

 
                    "Mãe Coragem"-  Foto e texto - Ana Carolina Fernandes

"Maio de 2005, um dia depois do Dia das Mães. 

Toca o telefone na sucursal da Folha de SP Paulo no Rio, e a secretária me chama lá da outra ponta da redação: 
- Ana Carolina, telefone pra vc do Supremo Tribunal Federal! 
- Hã??? Que será que eu fiz
 pra parar no Supremo??!! Era a Fabiana, assistente de um ministro , perguntando se eu poderia atende-lo. Claro!Ele veio ao telefone.
-“....a sua foto de ontem me emocionou como há muito tempo não acontecia comigo, ...ela devia ganhar todos os prêmios de Direitos humanos... e eu gostaria muito de ter uma cópia dessa imagem, se possível...”
-Claro, ministro, ficamos muito honrados ( falei pela Folha tb ), vou providenciar imediatamente uma cópia e enviar para o Sr, muitíssimo obrigada....
Assim foi feito. Uns dias depois a Fabiana ligou de novo...veio o ministro ao telefone:
- “ ....muito, muito obrigado, foi um dos melhores presentes que ganhei em toda a minha vida e já coloquei na parede num lugar estratégico para que eu possa olhar para a sua belíssima imagem e me inspirar antes de entrar no plenário para votar “

A foto é essa e eu dei o título de Mãe Coragem.

O ministro é o Carlos Ayres Britto.

A história da foto: Antes de mais nada todo o reconhecimento ao brilhante repórter Antônio Gois ( hoje editor no Globo ).
Era uma foto especial para uma matéria do Dia das Mães e o personagem era D. Maria Inês Santos da Silva, 49 anos, mãe 
sozinha ( o marido tinha se mandado há muito ) de 5 filhos, chefe e pilar da sua família, pobre, negra e favelada , moradora do morro do Fogueteiro, no centro,na época uma das favelas mais violentas da cidade.
Logo que chegamos ( eu e Antonio ) sentimos a força e a dignidade daquela mulher, fora a extrema boa educação. A ( boa ) energia era fortíssima.
Todo o tempo que durou a entrevista não fiz um clik, só me emocionava com a história da vida daquela mãe. Quando ela disse a frase "eu só tinha uma certeza na vida: filho meu não ia pedir dinheiro em sinal, quando a situação apertava muito, eu ia fazer faxina na casa de alguém mais pobre do que eu " e ela era muito pobre...os 5 filhos dormiram a vida toda juntos, na mínima sala do barraco.
Depois ela contou: Todos estavam ou trabalhando , ou estudando, ( por isso não estão todos na foto ), ou ainda...pasmem, na faculdade...ninguém entrou pro tráfico e ninguém pediu dinheiro em sinal.
Muita gente reclamou ( inclusive o ministro Ayres de Britto ) que a foto não foi para a capa do jornal. Eu não tinha a menor dúvida de que não iria: preto, pobre e favelado??? no Dia das Mães??? Não vende jornal. Saiu uma branquela qualquer com uma história boba.

Mas hoje, vai ser eleito para o Supremo Tribunal Federal, para o lugar do ministro Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, negro e de infância pobre!!! "



Foto e Texto: Ana Carolina Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário