quinta-feira, 8 de março de 2012

‎"Feliz" Dia da Mulher.

Waris Dirie é uma modelo somali, nascida em 1965, que aos três anos de idade sofreu 
mutilação genital feminina. Fugiu da aldeia em que vivia com a família aos doze anos de idade, um dia após saber que seria obrigada por seu pai a se casar com um homem de 60 anos, do qual seria a quarta esposa.
Atravessou sozinha um dos desertos somalis inteiro, sofrendo com fome e sede e ficando com vários ferimentos nos pés, dos quais até hoje têm cicatrizes. Conseguiu chegar até a capital de seu país, Mogadíscio, onde encontrou a sua avó que após algum tempo conseguiu que sua neta fosse levada a Londres para trabalhar como faxineira na Embaixada da Somália.
Passou a adolescência trabalhando sem sair da Embaixada, sem mal aprender a falar inglês. Após o término de uma Guerra na Somália, convocada a retornar ao país, fugiu pelas ruas de Londres e com ajuda de uma mulher, conseguiu emprego como faxineira em uma lanchonete.
 Lá foi descoberta por um fotógrafo que a lançou como modelo no mundo da moda. Waris Dirie converteu-se numa defensora da luta pela erradicação da prática da Mutilação Genital Feminina.
Atualmente é embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre suas vivências e foi tema de um filme "Flor do Deserto", lançado em 2010 no Brasil.
FONTE: Lara Sfair

Nenhum comentário:

Postar um comentário