sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Máximo Silêncio em Paris"




A Praça Paris, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, recebe a instalação do artista italiano Giancarlo Neri. de 27 de Janeiro até  04 de Fevereiro.

Intitulada "Máximo Silêncio em Paris", a obra possui cerca de 9 mil lâmpadas de 25 cm cada, que mudam de intensidade e cor. Inicialmente realizada em 2007 no Circo Máximo, em Roma, onde atraiu mais de 35 mil pessoas na abertura do evento Noite Branca, o trabalho foi feito no ano seguinte na Esplanada do Rei, em Madri. Em 2009, o artista fez instalação semelhante em Dubai. "Em cada local é uma situação diferente", afirma Neri.

As lâmpadas, programadas em ciclo, começam a brilhar sincronizadas, pulsando as mesmas cores: azul, vermelho, amarelo, verde. Depois de cinco minutos, vão ficando descontinuadas, resultando em um efeito multicolorido. Em seguida, o processo se reinicia. A ideia da obra partiu de um fato casual, quando a mulher do artista, depois de comprar uma luminária na megaloja Ikea, percebeu que, ao contrário do que pretendia, ela não era equipada com lâmpadas brancas, mas com lâmpadas coloridas que eram acesas alternadamente. "Não há nada computadorizado. Uso materiais fáceis, próximos ao kitsch", diz Neri sobre a obra, contando que as lâmpadas foram compradas em Xangai, na China.

"A intervenção do Giancarlo Neri é um projeto inovador que une arte e tecnologia e poderá ser visto a céu aberto por todos que vivem ou transitam pelo Rio", afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro. "Tem tudo a ver com a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do Oi Futuro".

Ao falar de seu trabalho no Circo Máximo, em uma longa entrevista feita pelo renomado crítico Achile Bonito Oliva, Giancarlo Neri disse que seu objetivo com o trabalho é "conseguir provocar a mesma emoção numa criança de seis anos, numa cabeleireira de 40, num crítico de arte de 60 e na minha tia Margherita, que tem mais de 70 e foi professora da escola primária". Neri também definiu a natureza de sua arte como "pública, gratuita, independente, acessível
e temporal".


Máximo Silêncio em Paris, instalação luminosa do artista italiano Giancarlo Neri pode ser vista a partir de hoje 27 de janeiro, às 19h na Praça Paris, Rio de Janeiro. 
A obra, composta de cerca de 9 mil globos luminosos multicoloridos ficará acesa do anoitecer até a meia-noite. 
Em paralelo, o artista expõe ainda na Galeria Progetti (Travessa do Comércio, 22) uma instalação intitulada Presidente Mão, programada até 3 de março.
Os globos acendem em ciclo de cores – azul, vermelho, amarelo e verde – mas vão perdendo sua sincronia de acordo com o funcionamento da obra.  A impressão é a de que algo computadorizado orquestra o acender e apagar das luzes, algo que o artista se antecipa em explicar.
“Essa descontinuidade luminosa resulta em um efeito multicolorido com pulsações diferentes. Não há nada computadorizado nisso. Uso materiais simples, próximos ao kitsch, como esses globos chineses de jardim”, ressalta o autor de a obra "Máximo Silêncio" 
Boa parte da obra do artista é voltada para este tipo de linguagem. Máximo Silêncio em Paris foi criada para o Circo Massimo em Roma, por ocasião da Notte Bianca 2007, onde foi visitada por cerca de 300 mil pessoas em cinco dias. A instalação foi remontada em Madri, onde ganhou novo título:Noche en Blanco 2008. Depois de passar por Dubai, por conta da Copa do Mundo nos Emirados Árabes, em 2009, chega ao Rio de Janeiro com uma proposta inédita.
“Em cada local, é uma situação diferente. A obra interage diretamente com o espaço” Giancarlo Neri 
Fontes: "Diversas"


Nenhum comentário:

Postar um comentário