terça-feira, 12 de julho de 2011

Berilo




Brinco usado por Angelina Jolie no lançamento do filme "The Turist" - 
Berilo tablet Robert Procop

O mineral Berilo é um ciclossilicato de berílio e alumínio. Os cristais hexagonais do Berilo podem ser de tamanho muito pequeno ou atingir dimensões de alguns metros. Os cristais terminados são relativamente raros. O Berilo exibe fratura concoidal, tem uma dureza de 7,5- 8, um peso específico de 2,63 – 2,80. Possui brilho vítreo e pode ser transparente ou translúcido. Clivagem basal fraca, com hábito bipiramidal dihexagonal. O Berilo puro é incolor, mas é matizado freqüentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul, amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego Beryllos.
Algumas variedades de Berilo são consideradas pedras preciosas ou semi-preciosas desde épocas pré-históricas. O Berilo verde (presença de Ferro ) é chamado esmeralda, o raro Berilo vermelho é chamado esmeralda vermelha, esmeralda escarlate ou bixbite. O Berilo azul (devido ao cromo e vanádio) é chamado de água-marinha,o Berilo rosa (devido a manganês e Ferro) é a morganita, um Berilo amarelo brilhante e límpido é chamado Berilo dourado, um Berilo incolor é chamado gochenita e o amarelo-esverdeado (devido a manganês, ferro e titânio), heliodor.
O Berilo, encontrado no Brasil, Madagascar e Afeganistão, é considerado "irmão" da Água-Marina e da Esmeralda, já que fazem parte da mesma família de pedras. Suas cores podem variar de amarelo, verde e rosa, branco e é geralmente translúcido.
Fontes diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário