segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ametista



Ametista é uma das pedras mais espirituais que se conhece atribui-se a ela o poder de promover o amor divino.


CRENÇAS E MITOS:
O seu nome vem do grego "Amethystos", que significa não bêbado. Os gregos acreditavam que essa pedra os protegia de feitiçaria, nostalgia, maus pensamentos, embriaguez, e da penetração dessas forças sobre o espírito. Acreditavam também que essa pedra podia transformar maus pensamentos em otimismo, libertando-nos de falsos amigos.
A Ametista faz com que o seu portador possa fazer juízos corretos, favorece e fortalece verdadeiras amizades, ao mesmo tempo que afasta falsos amigos.
A Ametista equilibra os nossos altos e baixos, promovendo o centramento emocional. Ela dissipa a raiva o ódio, o medo e a ansiedade, e ajuda a suporta
r a perda, aliviando a tristeza e a dor. Utilizada desde tempos imemoriais por reis e bispos, a Ametista transmite a quem a traz consigo poderes psíquicos e contemplativos. O alto clero hebreu usava ametistas em seus paramentos e, mais recentemente, podem-se ver essas preciosas pedras púrpuras entre as jóias da coroa da Inglaterra e na Fleur de Lys da realeza da França e eram as favoritas de Catarina a Grande. Na Idade Média chegou a custar mais caro que o diamante. 

Leonardo Da Vinci escreveu que a ametista podia dissipar pensamentos maus e acelerar a inteligência.
Acreditava-se que a ametista encorajasse o celibato e simbolizava devoção, era muito importante na igreja católica na Idade Média. Era, em particular, considerada pedra de bispo, até hoje levam no dedo um anel de ametista, como símbolo de sua espiritualidade.
No Tibet, a ametista é consagrada a Buda e seus rosários são freqüentemente feitos desta pedra.
Tem brilho vítreo, transparente e translúcido. Cor violeta. As substâncias corantes são o ferro, o manganês e o titânio.
É a gema representativa mais importante do grupo do quartzo. É o símbolo do terceiro olho, que tudo vê, também símbolo da modéstia.
Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva, desenvolve a espiritualidade e intuição, é uma das favoritas para a meditação.


Fonte:"A Bíblia dos Cristais" Judy Hall


Segundo a Lenda, a Ametista, foi criada quando o deus grego do vinho, Dionísio, ficou irritado com os homens e jurou lançar tigres contra o primeiro ser humano que cruzasse a sua frente. Uma mulher chamada Ametista, que se dirigia ao templo da deusa grega Diana, surgiu e foi atacada pelos tigres. A deusa Diana teve piedade da mulher e transformou-a num cristal, para que ela não sentisse mais dor. Arrependido, Dionísio derramou vinho sobre o cristal, tornando-o violeta.

Um comentário:

  1. "Minha pedra é Ametista!!!"
    Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva, desenvolve a espiritualidade e intuição, é uma das favoritas para a meditação.

    ResponderExcluir